7 vitaminas importantes para sua saúde

Todo mundo conhece algum efeito benéfico das vitaminas no corpo humano. De fato, elas são essenciais para a saúdo e contribuem em diversos processos do corpo – como no emagrecimento, na disposição e na recuperação de doenças, por exemplo.

Contudo, há 7 vitaminas que se destacam e são muito importantes para a sua saúde. Conheça as principais vitaminas que o seu corpo necessita, saiba mais sobre a sua importância e quais alimentos são ideais para consumirmos estas substâncias.

As principais vitaminas para a sua saúde

As principais vitaminas presentes nos alimentos são Vitamina A (Retinol), D (Calciferol), E (Tocoferol) e K (Filoquinona), que são lipossolúveis e algumas hidrossolúveis, como B12 (Cobalamina), B1(Tiamina) e Vitamina C (Ácido ascórbico). Há ainda outras substâncias que são encontradas nos alimentos e em outras fontes que devem fazer parte da alimentação diária, tais como ferro, cálcio, magnésio, etc.

Ter uma alimentação equilibrada e rica é fundamental ainda nas idades essenciais. Com o tempo, o corpo acaba perdendo mais estes nutrientes e muitas vezes a intervenção de um médico ou nutricionista pode ser importante.

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Como encontrar estas 7 vitaminas nos alimentos

Vitamina A (Retinol) – É muito importante para a manutenção da visão noturna, pois como o nome já indica, ela contribui para o pigmento visual da retina. É muito importante para o desenvolvimento do esqueleto e das partes moles do corpo, contribui com a síntese proteica e na diferenciação das células ósseas. É fundamental na manutenção da estrutura epitelial normal.

Alimentos: gema de ovo, fígado, leite integral e laticínios, folhas verde-escura, vegetais amarelos (pimentão, nabo, cenoura, batata doce, abóbora, etc.) e nas frutas amarelas (manga, laranja, tangerina, pêssego, melão, etc.).

Vitamina B1 (Tiamina) – É fundamental para o aprendizado e manutenção da memória. Contribui significativamente com o metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. É importante para a disposição para as rotinas diárias.

Alimento: Café, carne de porco magra e germe de trigo são fontes proeminentes. Entre outros alimentos, estão o fígado, linguiça de fígado, aves, gema de ovo, peixes de todos os tipos, ervilhas, feijões secos, grãos integrais e grãos enriquecidos.

Vitamina B12 (Cobalamina) – Atua no funcionamento do metabolismo de todas as células, especialmente as do trato gastrintestinal, medula óssea e tecido nervoso. Está envolvida no metabolismo de proteínas,  gorduras e carboidratos e associada à absorção e ao metabolismo de ácido fólico. Como consumir: leite integral, ovo e fígado.

Vitamina C (Ácido ascórbico) – Combate o envelhecimento precoce e todos os tipos de doenças, já que favorece o sistema imunológico e a absorção de diversos outros tipos de vitaminas e nutrientes. É importante para a produção do colágeno, que mantém a pele firme e bonita. Facilita a absorção e transporte do ferro e cálcio.

Alimentos: Consuma todas as frutas cítricas (abacaxi, laranja, acerola, tangerina, etc.), as folhas vegetais cruas e nos tomates. Morangos, goji berry, melões, repolho, uvas e pimentão verde também são boas fontes de Vitamina C.

Vitamina D (Calciferol) – Importante para o crescimento e desenvolvimento e essencial na formação, mineralização e manutenção de ossos e dentes em crianças e adultos. Está relacionada à depressão e às doenças emocionais de uma forma geral.

Alimentos: Ingira os alimentos abaixo e tenha uma exposição regular à luz solar. É encontrada em óleo de fígado de peixes (como o bacalhau), em moderadas quantidades na manteiga, gema de ovo e fígado. Está presente nos pães integrais, castanhas e nozes, maçã, feijões e no leite e seus derivados.

Vitamina E (Tocoferol) – Combate o envelhecimento e a degeneração do organismo, pois tem função antioxidante, reduzindo assim a ação de radicais livres, substâncias que provocam o envelhecimento. Auxilia na absorção e funções das vitaminas A e Vitamina C, por evitar sua oxidação, atuando como protetora dessas vitaminas. Previne contra doenças cardíacas e cerebrais, problemas de equilíbrio e de pele.

Alimentos: É bastante abundante. O óleo de germe de trigo é a fonte mais rica. Consuma os vegetais verdes (rúcula, espinafre, couve, brócolis, etc.), gema de ovo, gordura do leite, carnes magras, manteiga, fígado, nozes e óleos vegetais, como de soja, milho e algodão.

Vitamina K (Filoquinona) – É importante principalmente no processo de coagulação do sangue. Previne o diabetes, problemas de pele, câncer, problemas cardiovasculares, etc.

Alimentos: Consuma os vegetais de folhas verdes, especialmente repolho, espinafre, brócolis, couve, rúcula, alface e couve-flor. Prefira o tomate, grãos de trigo, gergelim, linhaça, feijões de soja, ervilhas, gema de ovo, banana e fígado.

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