Açúcar benefícios e malefícios

O açúcar é considerado o inimigo das dietas. Porém, ele tem sua parcela de ajuda ao corpo humano. Como todo alimento, se consumido em excesso, pode causar problemas no nosso organismo.

A recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) é que até 5% do total das calorias ingeridas sejam provenientes do açúcar, entretanto, acabamos consumindo muito mais que o recomendado.

Antes do açúcar cair na corrente sanguínea, ele passa pelo pâncreas. O pâncreas é uma glândula responsável pela secreção de insulina, hormônio responsável pela quebra da glicose. Quando consumimos açúcar em grande quantidade, a insulina não consegue quebrar toda a glicose e grande parte vai direto para a corrente sanguínea. Quando consumimos açúcar em grandes quantidades frequentemente, o pâncreas reduz a quantidade de insulina produzida e em muitos casos até deixa de produzí-la. Sendo assim, a glicose, em excesso no sangue, dá origem à diabetes.

Devemos parar de consumir açúcar?

Não devemos parar de consumir açúcar por causa dos riscos que ele oferece se consumido em excesso. O ideal é consumir o açúcar todos os dias porém, em pequenas quantidades. Consumido na dose certa, o açúcar atua de modo a auxilar o trato intestinal pois a glicose ajuda na proliferação das Bifidobactérias e dos Lactobacillus sp. Eles compõem nossa flora intestinal. Além disso, essas batérias ainda auxiliam na eliminação de outras bactérias, nocivas para o corpo humano, como o caso da  Escherichia coli e o Clostridium.

Outro fator pelo qual não devemos deixar de consumir açúcar é que ele contém entre sua composição: vitaminas do complexo B, sódio, cálcio, ferro, fósforo e cloro.

Portanto, lembre-se de consumir açúcar em pequenas quantidades, nunca parar de comê-lo a menos que seja uma orientação médica. Consulte um nutricionista, pois ele poderá montar um cardápio balanceado com a quantidade certa de açúcar a ser ingerida. Assim, você poderá consumir açúcar todos os dias sem culpa pois estará supervisionado por um profissional responsável da área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline