Adeus rinite

Quem pensa que o frio é uma época apenas de elegância com certeza não sobre de problemas alérgicos. Esta época, apesar de glamourosa, é o pesadelo de quem sofre de problemas respiratórios. O tempo seco faz com que estejamos mais sensíveis a ação da poeira e microrganismos diversos que insistem em nos fazer ter as famosas crises de rinite alérgica.

O que é a rinite?

A rinite é uma irritação da mucosa nasal que geralmente evolui para uma inflamação. Esta inflamação causa o entupimento das narinas, dificultando a respiração, podendo também causar dores de cabeça, mal estar, entre outros sintomas.

Quem pode ter rinite?

Qualquer pessoa está sujeita a sofrer de uma crise de rinite, entretanto, pessoas que possuem falhas nos septos (também chamadas de desvio de septo) estão mais sujeitas a sofrer com a doença.

Como me prevenir da rinite?

A melhor maneira de se prevenir da rinite é evitar o contato direto com grandes quantidades de poeira, além de manter uma boa higienização das narinas. Para manter essa boa higienização, faça uso constante do soro fisiológico. Basta aplicar um jato em cada narina, três vezes ao dia. Para quem trabalha em ambientes que propiciam as crises de rinite, a “lavagem” com o soro é recomendada de hora em hora.

Como tratar uma crise de rinite?

O primeiro passo para tratar uma crise de rinite é ir a um otorrino. Em geral, crises mais fortes de rinite necessitam de um tratamento com antialérgicos, que só devem ser consumidos se receitados por um médico responsável. Além disso, é necessária a consulta para verificar em que estágio se encontra seu quadro alérgico, já que, dependendo do caso, é necessária a intervenção até mesmo de corticoides.

Lembre-se sempre que a melhor maneira de lidar com uma doença é evitando-a. Portanto, mantenha um ambiente limpo para trabalhar, faça a higienização constante das narinas e as chances de precisar se medicar serão mínimas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *