Ansiedade, o mal do século

Quando somos jovens, mais precisamente na adolescência, tendemos a achar que o mundo deve girar mais rápido que normalmente gira. A ansiedade é nossa companheira quase que diária e não temos paciência para esperar que as coisas aconteçam no tempo certo.

Entretanto, quando chegamos à fase adulta este problema permanece em nossas vidas. Estamos falando da ansiedade, que hoje ataca grande parte dos brasileiros e é responsável por muitos sintomas psicológicos e físicos.

O que é exatamente a ansiedade?

A ansiedade, falando em termos mais gerais, é um estado psíquico de apreensão ou inquietação causada pelo desejo de antecipação das situações. Traduzindo, é querer que as coisas aconteçam antes do previsto, ou seja, é preocupar-se.

Preocupação é tão maléfico para a saúde quanto alguns distúrbios psíquicos.

Sintomas físicos[show_AdSense float=”left” ad_client=”pub-6882992803111965″ ad_slot=”4249269203″ ad_width=”300″ ad_height=”250″ ]

Para quem não sabe a ansiedade é capaz de causar sintomas físicos em nosso corpo. Dentre os sintomas causados pela ansiedade podemos destacar:

  • Batimentos cardíacos acelerados
  • Transpiração excessiva nas mãos
  • Dores de cabeça
  • Respiração rápida
  • Tensão muscular
  • Boca seca

O que fazer para acabar com a ansiedade?

Em geral, a ansiedade causa uma acúmulo de energia que não é utilizada e a melhora maneira para se livrar deste mal é gastar energia em atividades como esportes. Se você tem um estilo de vida sedentário e está se sentindo ansioso, a caminhada é um ótimo começo. Depois que começar a caminhar, pode tentar correr.

Esportes diariamente

Segundo a OMS, a recomendação para que se tenha uma vida saudável, além de manter um cardápio saudável, é praticar pelo menos 30 minutos de caminhada todos os dias. A caminhada melhora a circulação sanguínea, evita transtornos de ansiedade, melhora o humor e propicia outros benefícios a longo prazo.

Outra boa dica de esporte para se praticar é a natação. A natação necessita de um esforço muito grande de boa parte dos músculos do corpo e por isto gasta muita energia, sendo um ótimo exercício para se praticar a fim de se ver livre da ansiedade.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline