Atenção com a respiração durante exercícios físicos

Quando vamos fazer atividades físicas, tendemos a nos cansar muito rapidamente, principalmente se não temos o hábito de praticá-las. Para quem passou grande parte da vida (ou ela inteira) sendo sedentário, o problema é ainda pior.

Nossa resistência é testada a cada novo desafio físico e podemos perceber isso à medida em que praticamos atividades físicas. Toda grande conquista física depende de muito treino e dedicação, ou você pensou que alguém já nasceu sabendo correr uma maratona. É por este motivo também que adultos que tiveram uma infância regada a esportes e atividades físicas em geral não têm problema algum quando iniciam uma nova atividade fisica.

Quando queremos começar a praticar um exercício físico, devemos nos atentar a uma série de fatores que, apesar de parecerem bobagens, podem ser os fatores determinantes para que o exercício seja feito de maneira correta e ainda, não termine antes do esperado.

A respiração

A respiração é um processo involuntário do nosso corpo e mal prestamos atenção nela no dia a dia. Porém, durante a atividade física ela deve ser exerccio homemonitorada com bastante cautela. Ela é a responsável pela nossa capacidade cardíaca. E o que isto quer dizer? Quer dizer que se respirarmos da maneira errada, durante a prática de um exercício físico, podemos não conseguir fazê-lo ou nos cansarmos muito rapidamente.

Respirar com consciência é muito importante na prática de atividades físicas e hoje iremos ensinar uma maneira eficiente de manter a respiração sob controle, para evitar cansaços desnecessários.

Você precisa de um grande canal

Quando praticamos atividades que testem nossa capacidade cardíaca (caminhada, corrida, natação, entre várias outras), precisamos de muito ar. Nosso pulmão precisa de muito ar para bombear o sangue, pois ele circulará por quase todo nosso corpo, em uma velocidade bastante superior do que se estivéssemos em repouso. Portanto, precisamos respirar por um canal maior que nossas narinas. Respire pela boca quando estiver fazendo alguma atividade física e você verá quão melhor você vai se sentir.

Expire lentamente

O que faz nossa respiração “voltar ao normal” é a expiração, ou seja, soltar o ar. Portanto, quando mais calmamente você consegue expirar, mais rapidamente seu coração diminuirá as batidas. Sempre que estiver fazendo uma atividade física, puxe o ar com força, mas tente soltá-lo com calma. Isto o ajudará a manter o controle da respiração mais rapidamente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *