Café na medida certa

Uma das bebidas mais populares no Brasil é o café. Ele é plantado principalmente na região sudeste mas é consumido em larga escala, do Norte ao Sul do país.
O café pode ser consumido de diversas maneiras:
Café com leite
Café puro
Café com leite e chocolate (cappuccino)
Ele pode também ser utilizado em receitas servindo bebidas geladas ou mesmo quentes, estas mais comuns.
O que muitos não sabem é que por mais saboroso que seja, o café deve ser consumido de maneira regrada e vamos explicar o porquê.
O café contém cafeína que é uma substância estimulante, também chamada e conhecida como termogênica.
Substâncias termogênicas são substâncias que aumentam a temperatura corporal e causam outros efeitos como aumento das circulação sanguínea e por consequência dos batimentos cardíacos e da pressão arterial. Por este motivo, devemos evitar consumir tais substâncias em excesso para evitar que tenhamos problemas que podem ser contornáveis.
Se consumidas em excesso, as substâncias termogênicos podem causar:
Pressão alta
Taquicardia
Ansiedade
Irritabilidade
Por isto, devemos nos atentar para não ingerir mais café do que devemos!
Muitas vezes, não nos damos conta de quanto café bebemos, pois a própria ansiedade do trabalho e a correria do dia a dia fazem com que percamos o controle sobre nossas atitudes. Não é incomum que funcionários bebam de 3 a 6 xícaras de café por dia. E isto deve ser controlado, pois o café, em doses excessivas, pode trazer diversos problemas, como os citados acima. Além dos problemas já citados acima, já foi comprovado cientificamente que o consumo regular de cafeína pode causar dependência, o que torna ainda mais difícil largar o hábito de ingeri-la.
Como reduzir o consumo do café?
Comece aos poucos. Quem fuma um maço de cigarros por dia não começa cortando toda a nicotina de uma vez. É necessário que o corpo se acostume aos poucos com a nova realidade e entenda que está passando por uma purificação.
Quando estiver em casa, utilize menos pó para fazer café. Se não gostar de café muito ralo, tente reduzir o consumo como: se antes você tomava duas xícaras de café antes do almoço, passe a tomar uma e meia e posteriormente apenas uma até que esse número seja nulo.
Por mais saborosa que seja a bebida, devemos saber dosar tudo que consumimos. E assim deve ser com o café também. Saiba ter bom senso na vida para tudo, principalmente no que você consome. Seu corpo agradece!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline