Carboidrato amigo da dieta

Muitas pessoas, quando pensam em perder peso, acabam cometendo um erro que, apesar de comum, é muito ruim para seus organismos. Estamos falando de cortar o consumo de carboidratos ao se iniciar uma dieta ou se adaptar em uma reeducação alimentar.

Os carboidratos são substâncias encontradas em alimentos como pão, arroz e batata e são os responsáveis pelo fornecimento de energia ao nosso corpo. Quando os ingerimos, o corpo utiliza a quantidade necessária para se manter ativo durante o dia e o que sobra é armazenado em forma de reservas energéticas, o que você conhece como tecido adiposo ou gordura.

Quando vamos fazer dieta ou mesmo uma reeducação alimentar, temos a ideia de que se cortarmos o consumo de carboidratos durante este período, iremos emagrecer. E de fato emagrecemos. Porém, o corpo fica sem energia.

Por que o corpo fica sem energia?

Quando restringimos a quantidade de alimentos que comemos, nosso corpo entra em “estado de alerta” e passa a preservar nossas reservas de energia. Se passarmos a não ingerir mais nenhuma fonte de energia (cortar o pão, arroz e outros tipos de carboidratos da dieta), nosso corpo tende a guardar o que tem e o emagrecimento não é percebido de início. Além disso, é comum nosso corpo ficar tão sem energia que temos sintomas como tonturas, fraqueza.

Já quando ingerimos carboidratos, porém em doses menores, nosso corpo pensa “ok, tudo bem, ainda tem energia, vou completar com a minha”. Isto faz com que você tenha energia para realizar suas atividades diárias e mesmo assim emagrecer, pois parte da sua reserva de energia (gordura) estará sendo gasta para ajudar o corpo a se manter funcional em suas atividades. Esta é uma maneira eficiente de se enganar o cérebro.

Portanto, pense bem quando decidir fazer uma dieta pois, mesmo que seja necessário emagrecer, nosso corpo precisa de energia para se manter vivo e realizar suas atividades diárias. E lembre-se de que a vida deve ser vivida com equilíbrio, em todos os aspectos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline