Como decorar quartos pequenos

Atualmente, as casas e apartamentos estão sendo construídos com pelo menos um cômodo diminuto, pequeno e sem muitas opções, para o desespero de quem gosta de manter a casa toda bem decorada.

No caso de ambientes pequenos, a dica é manter a criatividade. Conhecer bem o espaço e usar as suas características ao seu favor também facilita muito na hora de decorar. Conheça agora algumas dicas interessantes para usar o pouco espaço ao seu favor!

Aposte nas cores certas

Cuidado com as cores escuras. Elas podem dar a impressão de que o quarto é ainda menor. Aposte, então, nas cores claras, que garantem sensação de amplitude. Você pode ainda apostar em texturas diferentes com a mesma cor, utilizando papéis de parede, painéis e outros acessórios. Mas evite os papéis muito coloridos, que diminuem ainda mais o espaço.

Aproveite espaços fixos

Se não tem mais espaço para colocar uma cômoda ou um móvel que sirva para diminuir a bagunça, opte por gavetas escondidas em espaços fixos que geralmente não são usados, como embaixo da cama ou cantos distantes. As camas box já possuem estas opções, mas você pode criar gavetas se fizer móveis planejados.

qp3

Aposte nas cabeceiras

Uma cabeceira adequada a um espaço pequeno deve ter o tamanho médio – deve estar presente na decoração do quarto, como um divisor do espaço da cama. Grande demais, diminui o espaço. Pequena de mais, dá a impressão de que a cama esteja tomando muito o espaço do quarto. Prefira as médias.

Acessórios suspensos

Em quartos pequenos, é importante utilizar as paredes a favor da decoração. Nichos, estantes, prateleiras e quadros podem fazer a diferença na decoração e não tomam muito espaço, além de ajudarem na organização.

Espelhos para ampliar

Esta dica você já deve conhecer: espelhos ampliam qualquer espaço. Você pode inserir espelhos nas postas dos armários ou dispô-los em qualquer lugar com uma moldura grande e charmosa.

Cores estratégicas

Se o quarto é pequeno e não dá para abusar nas cores das paredes, dê mais graça ao ambiente com almofadas e tapetes coloridos. Aposte em roupas de capa modernas, sofás inusitados, cadeiras e pufes com cores harmônicas. Estas peças são fáceis de trocar quando você se enjoar da decoração, além de serem mais baratas.

qp1

Circulação é fundamental

Quanto menos, melhor: quartos pequenos cheios de móveis podem atrapalhar a circulação. O mesmo vale dizer sobre a bagunça. Organize melhor as suas coisas e se desfaça daquilo que não usa mais. Retire os móveis que não têm função em um quarto de dormir. Quanto menor o ambiente, mais organizado ele deve ser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline