Como decorar a sua casa com pouco dinheiro

Você não precisa ter muito dinheiro para dar um novo fôlego à decoração de sua casa. Basta apenas criatividade e algumas dicas infalíveis. Decorar não significa gastar muito, mas sim harmonizar os objetos com o ambiente. A decoração deve se preocupar em resumir a personalidade do proprietário. E para isso, é mais importante ter bom senso que dinheiro, necessariamente.

E se a questão é não ter um orçamento flexível para renovar a sua decoração, vale a pena usar tudo o que há em mãos, de forma criativa e inovadora: reformar o que já possui (lixar, lustrar, pintar, etc.), reciclar objetos que a princípio tinham outra função (vidros, madeira, papel, etc.), e muito mais. Confira as dicas e veja como é fácil decorar a sua casa gastando pouco dinheiro!

Mude a cor

Pra dar um impacto grande na sua decoração, mude a cor das paredes ou móveis. Nem precisa ser todas as paredes – uma textura ou cor inusitada em uma das paredes de sua casa pode recriar todo o ambiente. O máximo que terá de gastar é com uma lata média ou pequena de tinta ou massa para textura. No mais, faça você mesmo usando a criatividade e o bom acabamento.

Outra forma de evidenciar as suas paredes é usar um primer com propriedades metálicas, mais conhecido como tinta magnética. Basta passá-lo antes da tinta. Isso fará com que a sua parede se torne um mural, onde você pode colocar fotos, porta-retratos e outros objetos.

Espelhos para ampliar o ambiente

Espelhos são um coringa para ampliar um ambiente. Além disso, dependendo de como são usados, podem dar um ar de requinte no seu ambiente. São usados principalmente no quarto (nas portas de guarda-roupas ou closets) ou na sala, de fronte à porta de entrada. No banheiro ou lavabo, tornam o espaço maior e mais luxuoso. Você pode também investir em pequenas peças, como vasos com adesivos espelhados, ladrilhos no azulejo do banheiro, etc.

Almofadas diferentes

Outro truque para decorar gastando pouco é trocar as almofadas. Nem precisa trocar as almofadas inteiras, mas só a capa. Prefira estampas modernas e coloridas, que harmonizem com o ambiente. Há quem prefira trocar as capas conforme a estação: cores quentes e almofadas coloridas para o verão; cores mais aconchegantes (como marrom e laranja) para outono e inverno, florais e tons pastel para a primavera. Capas de almofadas são baratas e até bem fáceis de fazer.

Destralhe a casa hoje mesmo!

Uma dica para renovar a sua casa é destralhar. Isso mesmo: retire todos os objetos e móveis que não têm necessidade em cada ambiente. Organize os objetos que possuem utilidade – de preferência, guardando-os longe dos olhos. Muitas vezes, basta organizar o ambiente para que seja mais valorizado. Substitua também peças muito gastas ou reforme – cortinas, toalhas, roupas de cama, capas de sofás, etc.

Vintage como o estilo da Vovó

O estilo vintage, ou retro-chic, está em alta. Aproveite para harmonizar aqueles objetos antigos com o seu ambiente. Mantas, colcha de retalhos ou de fuxico, toalhas de crochê, louças antigas, vasos para lá de antigos (mas em bom estado). Todo mundo tem uma peça velha e com estilo para mostrar.

Restaure o que ainda é legal na sua decoração

Basta uma lixa e verniz ou tinta para restaurar aquele seu móvel de madeira que anda esquecido em um canto da sua sala. Ou quem sabe, trocar o tecido do sofá por um novo. O tapete da sala talvez precise apenas de uma lavagem. As cortinam podem ganhar mais cor se você restaurá-las com tinta – destas que sem compram no supermercado por R$ 3,00. Muitas vezes, vale a pena restaurar o que você já tem. Basta um pouco de dedicação.

No Youtube, há milhares de vídeos que ensinam a fazer o efeito decoupage utilizando recortes de revista ou tiras de jornal, por exemplo. Após restaurados, troque a posição dos móveis para valorizar ainda mais o seu trabalho. Troque-os de cômodo também, pois dá um ar de renovação total.

Um comentário em “Como decorar a sua casa com pouco dinheiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline