Como manter o peso

Depois de tanto esforço para emagrecer, a parte mais complicada do processo é manter o peso desejado. É preciso mais do que dieta, e sim, muita força de vontade, exercícios físicos e conhecimento sobre o próprio corpo para romper mais esta barreira.

Os especialistas chamam de manutenção a quarta fase do processo de emagrecimento. Em dietas como a Dieta da Proteína, Dieta Dukan e Dieta do Dr. Atkins, há uma fase específica de manutenção do peso. Trata-se na verdade de uma continuação com reeducação alimentar e tem a duração mínima de 6 meses a 3 anos. O tempo ideal para manter o peso após uma dieta é relativo com o histórico do metabolismo e do corpo de cada um, além dos exercícios que a pessoa faz. Trata-se, contudo, de apenas uma fase, que segundo os especialistas, quem passar por ela consegue manter o peso com saúde e satisfação.

peso6

Truques para conseguir manter o peso

Conheça alguns truques para emagrecer e conseguir manter o peso com sucesso:

1) Emagrecer X Perder Peso: Se você decidiu fazer uma dieta da moda, daquelas que prometem fazê-lo emagrecer 15 quilos em menos de um mês, é possível que tenha perdido peso, mas não emagrecido. Isso porque as dietas restritivas garantem a perda de líquidos e massa magra, mas não necessariamente gordura, pois como poucos alimentos são consumidos, o metabolismo também fica lento. Com isso, há também o efeito rebote: após as dietas malucas e restritivas, as pessoas geralmente ganham todo o peso novamente ou mais, o chamado efeito sanfona, bastante nocivo ao corpo. Ou seja, quando mais rápido se perde, mais rápido se recupera. O primeiro truque para manter o peso após o emagrecimento é escolher uma dieta que não negligencie alimentos e refeições e que seja saudável.

2) Ninguém emagrece sem exercícios: Se você quer emagrecer e manter o peso precisa fazer exercício. Não adianta viver na negação: correr atrás de remédios milagrosos não vai adiantar nada. Além disso, é indicado que cada pessoa faça 30 minutos de exercícios diários. No caso de quem quer manter o peso, essa quantidade pode ser ainda maior. Caso o peso esteja estacionado ou aumentando, é preciso mudar a rotina de exercícios, aumentar ou diminuir a carga e tirar o corpo da zona de conforto.

3) Mente sã, corpo são: Muito do esforço que você deve fazer para manter o peso é mental. É preciso compreender que emagrecer é uma questão de mudança de hábitos e atitudes. É importante comemorar os seus ganhos!

4) Sem pressa! O controle da queima de gordura é feita pelo o hipotálamo, localizado no cérebro. Quando você emagrece muito depressa, ele toma como uma ameaça à sobrevivência. Ele irá tentar recuperar o que foi eliminado, queimando menos gordura. Mas quando você emagrece no tempo certo, a glândula fica sem reação. Por isso, é importante não ter pressa para emagrecer.

peso5

5) Descanse! Não adianta fazer exercícios e não descansar. É preciso que o corpo se recupere do impacto para que o metabolismo continue funcionando para que você consiga manter o peso. Durma de 7 a 8 horas diariamente e relaxe um dia da semana, não fazendo exercícios ou optando por práticas leves.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline