Como manter um relacionamento saudável

Acordos

Quem está em um relacionamento sabe que muitas vezes existe a dificuldade de se conseguir alinhar as expectativas com as expectativas do seu parceiro ou parceira. Este é, talvez, o problema mais frequente entre os casais. Mas, como manter um relacionamento saudável com ideias tão diferentes?

Dosar as expectativas

Tudo começa com as expectativas. Se não existem expectativas, não existem desapontamentos pela ação do outro, concorda? Por este motivo devemos dosar nossas expectativas, pois muitas vezes esperamos que o outro haja de maneira impecável e, como bem sabemos, somos seres humanos e erramos o tempo todo.

A expectativa representa a esperança de que o outro irá agir da maneira como você gostaria e isto não é correto, pois muitas vezes não conseguimos garantir sequer a maneira como nós mesmos iremos agir diante de certas situações. Portanto, dose bem suas expectativas para que seu relacionamento seja saudável e feliz!

Se colocar no lugar do outro

Quando estamos em um relacionamento a dois, devemos pensar sempre como o outro se sente a respeito da situação. Isto ajuda a compreender melhor os problemas e ajuda que sejam resolvidos de maneira mais branda. Muitas vezes não paramos para escutar nosso(a) parceiro(a) e o(a) julgamos sem sequer oferecer o benefício de se explicar. Coloque-se no lugar do seu(ua) parceiro(a) antes de acusá-lo ou antes de concluir qualquer coisa.

Ceder

Você pode não parar para pensar nisso, mas muitas vezes, seu parceiro ou sua parceira tiveram que ceder para que vocês ficassem bem, mesmo que você estivesse errada na situação. Experimente fazer isso por ele também. Não apenas por ele, mas leve esta prática para toda a sua vida! Muitas vezes queremos estar certos e isto causa conflitos e desconforto em nossos diversos tipos de relacionamentos. E muitas destas vezes, queremos estar certos por fatos pequenos demais e que poderiam ser ignorados. Tente ceder. Você verá que quando o fizer as coisas irão se resolver e no final você verá que muitas das vezes não vale a pena brigar por tão pouco.

Manter um relacionamento saudável não é fácil. É necessário esforço de ambos os lados, mas também não é impossível. Basta tentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline