Como melhorar nosso relacionamento familiar?

Quando nos tornamos adultos, amadurecemos para uma série de questões que eram ignoradas quando éramos adolescentes. Uma delas é nosso relacionamento com nossa família.

O adolescente tende a não ter paciência para relacionamentos familiares, a achar tudo brega e sem sentido. Isto é normal visto que é uma fase em que nossa carga hormonal é enorme. Porém, com o passar dos anos, mudamos nossa maneira de pensar e nos tornamos pessoas mais conscientes do que devemos ou não fazer.

Uma destas questões que vêm à tona quando nos tornamos adultos é nosso relacionamento com nossa família. O relacionamento com a família muitas vezes é negligenciado e isto costuma acontecer já que, inconscientemente, temos a certeza de que eles sempre estarão ali.

Mas como tudo na vida, até nosso relacionamento familiar passa e pode ser que não consigamos correr atrás deste relacionamento, ou seja, um dia pode ser tarde demais.

Mas, como melhorar nosso relacionamento familiar?

A primeira coisa que você deve ter em mente é que você deve analisar os membros da sua família. Analise durante um tempo seu pai, sua mãe e seus irmãos. Repare o que os dá prazer, o que os irrita. Repare como eles costumam lidar quando estão cansados, irritados ou alegres. Isto será importante para você agir e melhorar seu relacionamento familiar.

A segunda coisa que deve ser feita é você ir com calma. Não adianta você, que não troca meia dúzia de palavras com seu irmão, chamá-lo para ir ao cinema de repente. Comece a se aproximar aos poucos, sem invadir o espaço de ninguém. Se sua mãe costuma cozinhar à noite, ofereça ajuda em algum momento. Se seu pai está assistindo o jornal, assista ao lado dele e opine sobre alguma matéria.

Feito isto, aumente a intensidade da sua aproximação!

Uma ajuda na cozinha pode virar um bate-papo durante a preparação do jantar. Um telejornal com companhia pode virar uma discussão saudável.

Se aproximar da nossa família pode ser difícil mas no fim, vale a pena!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline