Como procrastinar menos

Quem nunca passou por uma situação em que ficar na cama era muito mais prazeiroso que fazer aquela lição chata da faculdade? Ou então, quem nunca deixou de fazer aquela tarefa do trabalho somente no final do dia pois estava entretido com projetos pessoais ou com outras atividades não pertencentes ao seu trabalho?

Estas atitudes são comuns em diversos de nós, seres humanos, e é chamada de Procrastinação. A procrastinação, segundo a Wikipedia, é o diferimento ou adiamento de uma ação. Isto quer dizer basicamente que você escolhe (conscientemente ou não) adiar uma ação que tem que ser feita. Em termos práticos, procrastinar significa acumular trabalho para depois e correr o risco de que depois não haja tempo para que a atividade seja feita.

Apesar de termos certa resistência em não procrastinar, devemos resistir a esta ação e fazer o máximo possível para que nosso tempo seja o mais produtivo possível e não tenhamos que lidar com pressões desnecessárias, estresses e ansiede gerados pelo adiamento de alguma atividade que poderia ter sido feita, mas que não fizemos por estarmos procrastinando.

Como procrastinar menos?

A primeira atitude que devemos avaliar para aprendermos a procrastinar menos é pensar porque não temos comprometimento com aquela atividade que estamos empurrando para outro momento. Não gostamos do nosso trabalho? O curso em que estou na faculdade não é atrativo? Devemos tentar encontrar se há algum motivo pelo qual estamos procrastinando, algum motivo externo.

Eliminada esta opção, devemos tomar atitudes para corrigirmos nossas próprias atitudes!

Metas, metas, metas

Uma das melhores maneiras de se evitar a procrastinação é estabelecer metas para todas as atividades que fazemos. Tenho que entregar um relatório até sexta-feira? Ótimo! Colocarei minha meta pessoal para entregá-lo até quarta. Tenho que fazer um trabalho até o fim do semestre? Coloco como meta pessoal que o trabalho esteja pronto até o fim do semestre para que eu possa aproveitar o meu tempo livre de outra forma, quando acabar. Estabeleça metas para você mesmo. Trace uma verdadeira competição entre você e você mesmo. O prêmio será sempre seu tempo para fazer o que você quiser e sem a culpa de ainda existirem atividades pendentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline