Comprar ou alugar um imóvel?

Quem procura um novo lar para se mudar se depara com uma dúvida comum: o que compensa mais, a compra ou o aluguel de imóveis em Curitiba? Curiosamente, ambas as modalidades oferecem vantagens e desvantagens, adequando a perfis diferentes de investidores.

Na compra, por exemplo, tem-se a vantagem de investir num bem próprio, ou seja, de construir patrimônio. Ela é mais indicada para quem formou ou pretende formar família e possui sólida carreira profissional.

A desvantagem da compra está no fator econômico. Gasta-se mais ao adquirir um imóvel e as formas de pagamento não são muito flexíveis, podendo somente quitar a propriedade ou dar uma entrada e financiar o restante.

Além disso, há gastos com a documentação do imóvel, com reparos, no caso de construções usadas e antigas, ou com acabamentos, que são realizados em móveis novos.

Já o aluguel, que é a melhor opção para jovens e profissionais em início de carreira, tem como vantagem o fato de ser mais econômico do que a compra. É comum a locação ser mais acessível do que a parcela de um financiamento, por exemplo.

Caso tenha interesse na compra, mas não disponha do valor para quitar o imóvel, existe a possibilidade de alugar uma casa ou apartamento e juntar um montante todo mês, economizando para adquirir um imóvel à vista.

O aluguel também conta com a vantagem da mobilidade. Caso tenha interesse de mudar de país, estado ou cidade, a locação possibilita a rápida desvinculação do imóvel.

A desvantagem do aluguel está no fato de esse ser um gasto sem grandes retornos, já que não se trata de um imóvel próprio. Além disso, não existe a possibilidade de deixar a casa ou apartamento como sempre sonhou, pois os proprietários sempre impõem limitações sobre mudanças na estrutura dos imóveis.

Mas, por qual tipo de negócio devo optar? Simples: se sua intenção for construir patrimônio para deixar à sua família e tiver verba para isso, a compra do imóvel é o melhor negócio a ser feito. Agora, se o dinheiro que possui não for suficiente ou tenha interesse em se mudar no futuro, o aluguel é uma excelente pedida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *