Confira algumas dicas de alimentos que podem retardar o envelhecimento

É mais que sabido e repetido que o envelhecimento é um processo natural e irreversível, entretanto, não é de conhecimento geral que determinados alimentos têm como propriedade combater este, para muitas pessoas temido e indesejável, processo.

Um dos principais fatores responsáveis pelo chamado envelhecimento precoce são os famosos radicais livres, que basicamente podem ser definidos como moléculas resultantes de um processo orgânico no qual a saúde celular é afetada, o que é extremamente prejudicial para o funcionamento de atividades metabólicas essenciais para o organismo.

(Os radicais livres podem se manifestar também em virtude do fumo, exposição à poluição, consumo exagerado de álcool e por meio da ingestão de alimentos ricos em substâncias tóxicas).

Outro fator que muito pode contribuir para parecermos e ficarmos mais velhos é a constante intoxicação alimentar. Esta que se dá por meio do acúmulo de substâncias já desnecessárias para o organismo.

Quando o corpo não consegue eliminar determinadas substâncias, ele de alguma forma tenta reaproveitá-las. Este reaproveitamento é a causa dos processos inflamatórios.

Neste post, você vai conferir alguns alimentos que combatem os radicais livres e também outros que de fato te livrarão de intoxicações alimentares (que não deixam de ser fontes de toxinas envelhecedoras).

Primeiro – Incluir alimentos ricos em elementos antioxidantes

Os antioxidantes são moléculas que inibem ou retardam o processo que libera os radicais livres.

As vitaminas, minerais e também as enzimas são considerados elementos antioxidantes. Os principais são:


bandeja de frtas– Vitamina A
– esta vitamina auxilia a renovação celular, o que retarda o envelhecimento e previne contra o aparecimento de doenças e inflamações dermatológicas, além disso, é benéfica para a saúde das unhas e cabelos.

Onde encontrá-la?: cenoura (sob a forma de betacaroteno), alface, fígado, couve, espinafre, mamão, manga, melão, ovos e outros.

– Vitamina C – a vitamina C fortalece o sistema imunológico, potencializa a absorção de ferro e conserva a pele, em especial após exposições exageradas ao sol.

Onde encontrá-la?: em frutas cítricas de modo geral, como limão, laranja, abacaxi e também no alface, espinafre, tomate, caju e outros.

– Zinco – mineral essencial, o zinco também fortalece as defesas do organismo e é indispensável para a ação de diversas enzimas. Quando associado ao consumo da vitamina C, este mineral age fortemente sobre os radicais livres, impedindo a suas manifestações.

Onde encontrá-lo?: amendoim; amêndoa; carne de peru cozida; sementes de abóbora, gergelim e girassol; carnes vermelhas; chocolate amargo e outros.

Há diversas outras fontes de antioxidantes. A melhor forma para associá-los é por meio da adoção de uma dieta mais balanceada e também através do abandono de práticas que favorecem a degeneração celular.

Incluir alimentos ricos em antioxidantes na dieta não é só um fonte natural de juventude mas de saúde, uma vez que ao se combater os radicais livres, também se combate a manifestação de doenças por eles provocadas, como as cardíacas, articulatórias, circulatórias, o Alzheimer e até o câncer.

Agora que você tem as dicas, adote-as e melhore a sua saúde, beleza e preserve a sua juventude.

Créditos: Sare Drogarias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *