Conheça os benefícios da beterraba

Você já parou para pensar em quantos nutrientes os alimentos naturais podem fornecer ao nosso organismo? Um dos alimentos tão benéficos para a saúde é a beterraba.

A beterraba é uma raiz e sua composição possui alto valor nutritivo. Sua cor é vermelha quase roxa e é um ótimo alimento para a composição de sucos, saladas e pratos em geral, pois além de ser muito nutritiva é de coloração forte o que torna os pratos além de saudáveis, bonitos.

Dentre os nutrientes que podemos encontrar na beterraba temos:

  • Vitamina A – A vitamina A é muito importante no ciclo de visão do organismo. Sua carência pode causar cegueira noturna, ou seja, dificuldade de identificar objetos em ambientes com pouca luz;
  • Vitaminas do complexo B – Uma das principais funções das vitaminas deste complexo é a manutenção do sistema imunológico. Sendo assim, o consumo regular de beterraba auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico prevenindo o organismo de estar vulnerável facilmente;
  • Vitamina C – O consumo regular de vitamina C melhora imunidade, diminui o stress e possui ação antioxidante nas células, prevenindo o organismo do envelhecimento precoce.

Além destes nutrientes, a beterraba contém também uma substância chamada betalaína. Esta substância é um antioxidante natural e atua no organismo de forma a prevenir o envelhecimento precoce (assim como a vitamina C), porém em maior escala. Ela além de prevenir o envelhecimento celular pode reduzir alguns tipos de câncer. Outra ação bastante eficiente do consumo regular de beterrraba é na prevenção do acidente vascular cerebral, o tão temido AVC. O consumo de beterraba auxilia na dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a oxigenação e fluxo sanguíneo.

Apesar de todos estes benefícios, o consumo da beterraba deve estar associado a uma dieta alimentar composta por alimentos saudáveis, consumo de água no padrão recomendado pela OMS (2 l por dia) e a prática de exercícios físicos. Somente assim você conseguirá extrair integralmente os benefícios que este alimento tão poderoso tem a oferecer.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline