Cuidados ao comprar um imóvel na planta

O imóvel na planta é uma das principais opções de compra de quem procura imobiliárias em Curitiba para investir numa casa própria. E, acredite, esse é um negócio que está em alta.

A razão é simples: o imóvel na planta possui condições de compra mais acessíveis, afinal, não é preciso dar o valor total da construção ao fechar negócio, somente uma entrada. O restante é parcelado até a entrega do imóvel – ou você pode dar entrada num financiamento no seu banco de preferência para quitar o pagamento com a construtora e assumir parcelas mensais com o banco.

Esse não é o único benefício. Imóveis na planta passam por uma valorização durante sua construção. Quando pronto, estima-se que o imóvel possa valer até 50% mais do que o valor inicialmente investido, sendo perfeito para quem deseja vender o bem posteriormente, tendo um excelente retorno financeiro.

Embora seja um negócio vantajoso e atraente, é comum encontrar casos de golpes e fraudes envolvendo a compra de imóveis na planta. Quer evitar situações como essa? É só seguir algumas dicas preciosas para não sair no prejuízo!

Um dessas dicas é pesquisar o passado da construtora responsável pela execução do projeto. Para reduzir as chances de passar por problemas, feche contrato com uma construtora que tenha boa reputação no mercado.

Verificar se a construtora em questão tem credibilidade é simples: realize buscas na internet para verificar reclamações sobre a empresa e entre em contato com o PROCON, para consultar se a construtora é recorrente na lista de reclamações.

Outra dica fundamental é estar sempre atento aos documentos que envolvem o negócio. Peça uma cópia do memorial de incorporação da obra, no qual tudo sobre o projeto é descrito minuciosamente.

Dessa forma, dá para ter uma melhor ideia de como será o projeto final, área do imóvel adquirido, a qualidade dos materiais utilizados na construção e acabamento, dentre outros.

Ademais, leia atentamente o contrato antes de assiná-lo. Dê um cuidado extra para notas de rodapé e cláusulas envolvendo pagamentos, obrigações da construtora, informações sobre rescisão e prazo de entrega das chaves, para evitar surpresas.

Fechou contrato? Então, acompanhe o andamento da obra e visite o local pessoalmente. Assim, é possível verificar se a construtora cumpre o estabelecido em contrato, sobretudo no que se refere aos prazos de entrega.

Dica enviada por Ampla.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *