Cuidados com as mãos: Dicas para unhas saudáveis

As unhas bonitas e bem feitas, além de possuírem uma melhor apresentação, também demonstram hábitos saudáveis. Os cuidados com elas devem ser mantidos todos os dias e não demandam muitos esforços ou gastos excessivos, sendo possível realizar qualquer tarefa doméstica sem prejudicá-las.

Diana Nails, do centro Lady Nails em Curitiba comenta que “não são necessários tratamentos caros e trabalhosos para que suas mãos e unhas estejam saudáveis, não é o exagero que faz a diferença e sim os cuidados certos. Dedique-se a ela!”. Portanto, conheça as dicas que irão lhe auxiliar no cuidado com as unhas!

Tenha uma alimentação saudável e adequada

Possuir hábitos alimentares saudáveis é primordial para qualquer pessoa, mesmo que essa não tenha como preocupação principal o cuidado com as mãos e unhas. O ato de se evitar alimentos gordurosos e altamente calóricos influencia na saúde das mesmas, além de contribuir para os baixos números da balança.

Aliás, as velhas dicas de ingestão de legumes, frutas e muita água também contam valiosos pontos para a saúde das suas unhas.

Não utilize produtos químicos/agressivos sem proteção

Os afazeres domésticos são inevitáveis para algumas pessoas, sendo ainda necessário utilizar produtos e agentes químicos fortes, estes que acabam ressecando as mãos e as unhas com sua fórmula tóxica. Para evitar que isto aconteça, basta utilizar luvas de látex, facilmente encontradas em supermercados por preços pequenos.

[show_AdSense float=”left” ad_client=”pub-6882992803111965″ ad_slot=”1416480114″ ad_width=”120″ ad_height=”90″ ]

Esfolie suas mãos

A esfoliação é uma grande aliada da beleza da pele, seja qual for a parte do corpo. Para manter a maciez, hidratação e saúde das suas mãos procure realizar, pelo menos uma vez por semana, a esfoliação das mesmas, pois o método remove as células mortas e influencia na produção de novas.

A melhor parte da esfoliação é que se você não possuir os cosméticos para isso, pode preparar a sua fórmula em casa com ingredientes simples, como mel e açúcar. Estes promovem um efeito similar ao do produto industrializado, mas saem por um preço muito mais e conta e podem render uma receita que dê somente para aquela aplicação, evitando assim o desperdício de produto.

Hidrate mãos e cutículas

Todos já sabem que a hidratação das mãos é outro fator que influencia na hora de prevenir ressecamentos e descamações, além de promover a maciez das mesmas. Entretanto, as cutículas não devem ser esquecidas neste momento, pois quando hidratadas fortalecem a raiz das unhas, prevenindo qualquer tipo de fraqueza das mesmas.

Evite o corte excessivo das cutículas

Como dito anteriormente, a hidratação das cutículas só traz benefícios para as suas unhas, ao contrário do corte com alicates que promove o enfraquecimento das unhas, a abertura para infecções e a descamação da mesma. Por isso prefira sempre manter suas cutículas ao tamanho natural. Caso precise realmente cortá-las, retire só o excesso que é criado quando a mesma é empurrada pela espátula.

Escolha com cautela sua manicure

Caso não tenha forma de fazer as suas unhas em casa, procure profissionais realmente habilitados para tal função, pois mesmo que pareça apenas um simples hábito para fins estéticos, as unhas são portas de entradas para diversas doenças causadas pela falta de esterilização dos equipamentos. Neste caso, verifique se o salão conta com aparelhos para esterilização ou leve seus próprios utensílios, como espátulas, alicates, palitos e até mesmo os próprios esmaltes.

Veja Também: Pesquisa aponta que esmalte pode transmitir fungos e causar micose

Manicure

Não use acetona

Os removedores de esmalte a base de acetona podem até retirar o esmalte, mas causam danos as unhas deixando-as ressecadas, fracas e quebradiças. Deste modo, prefira as soluções de remoção de esmaltes livres de acetona para garantir maior saúde as suas unhas.

Use base antes da esmaltação

Começar a esmaltação das unhas com a primeira camada de base é um dos processos mais importantes, tanto para a duração do esmalte quanto para a saúde das unhas, isso porque a base atua como uma camada protetora, impedindo que os esmaltes manchem as unhas. Além disso, muitas bases contam com fórmulas que possuem ingredientes que fortalecem ainda mais as unhas, ajudando-as a crescerem fortes e saudáveis.

Em suma, estas são as principais dicas para manter as suas unhas e as mãos com boa aparência — e o mais importante — saudáveis, válidas tanto para as mulheres quanto para os homens.

Fonte: Site Portais da Moda

Inline
Inline