Dicas de como enfrentar o clima seco

Para além dos problemas respiratórios, o tempo seco pode causar dores de cabeça, irritações nos olhos, nariz, garganta e pele. A garganta pode ficar seca, a voz rouca, inclusive com possibilidade de inflamação na faringe. Por isso, alguns cuidados são fundamentais para atravessar o clima seco com a saúde em plena forma. Basta seguir alguns cuidados simples que deixam o corpo livre dessas reações incomodas. Confira: 

Beba bastante água

Com a baixa umidade do ar, o cuidado mais básico e que deve ser feitos por todos – em especial idosos e crianças -, é hidratar o corpo com bastante água mineral. A hidratação pode ser feita também com os sucos de fruta naturais, água de coco, verduras e frutas suculentas.  Além disso, também é recomendado evitar o consumo de fast-food.

Mantenha a casa limpa

Quanto mais seco o clima, mais ácaros e fungos aparecem. Por isso, o acúmulo de poeira pode desencadear as doenças respiratórias. É muito importante, em especial quando o clima estiver seco, manter a higiene doméstica em dia. Passar um pano úmido no piso e móveis afasta a poeira e protege a saúde.

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Deixe o sono mais fresquinho

Deixe o sono mais fresquinho: As dicas da Secretaria do Estado para uma noite de sono tranquila é dormir em local arejado e umedecido. Os ambientes podem ser umidificados com toalhas molhadas, reservatórios de água e até umidificadores.

Limpar e desligar os umidificadores na hora certa

Os umidificadores são bastante eficazes, mas não podem ficar ligados a noite inteira. Se o ar está úmido demais, pode criar bolor na parede. Além disso, é de extrema importância que o aparelho seja limpo com cloro pois tende a criar fungos e bolores, algo que também faz mal para as vias respiratórias.

Lubrifique os olhos

Para evitar a secura e a irritação do olhos, o soro fisiológico é uma ótima opção. Use colírios apenas com a prescrição de um especialista.

Cuide da pele

Outra dica que garante a saúde e a beleza da sua pele nos dias de baixa umidade do ar é apostar em cremes hidratantes. Para deixar a pele bonita, é preciso lambuzar o corpo com hidratantes e filtros solares, evitar banhos quentes, demorados, além do uso de sabonetes em barra, que são mais agressivos, e buchas.

Esporte na hora certa

hidro

A prática de esportes também merece atenção especial no tempo seco. O corpo se cansa mais facilmente, a garganta passa a arranhar e os olhos ficam irritados com facilidade. É recomendado que os exercícios físicos sejam feitos nas primeiras horas da manhã, no final da tarde ou à noite, quando o clima seco não incomoda tanto.

Natação, hidroginástica e os demais esportes na água são uma boa alternativa se o ar pesado estiver incomodando. Os exercícios aquáticos são os mais recomendados nesta situação, pois em um ambiente de piscina, a umidade do ar tende a ser maior do que em locais abertos, o que diminui essa constante agressão causada pela poluição ao sistema respiratório.

Lavar o nariz com soro fisiológico

De acordo com os especialistas, esta é uma prática que se mostrou bastante eficaz para hidratar as vias nasais. Pode usar umas seis vezes por dia, no mínimo. 

Evitar o uso de ar condicionado

O ar condicionado tira a unidade natural do ar então em clima seco é melhor evitar o uso.