Dicas para mulher

Quando a mulher se torna adulta seu corpo necessita de cuidados importantes a fim de evitar problemas futuros. Diferente dos homens, que necessitam fazer o exame de próstata apenas a partir dos 40 anos, as mulheres precisam cuidar da saúde tão logo iniciem uma vida sexual. Quando falamos em iniciar uma vida sexual, não devemos restringir isso aos períodos em que a mulher tiver um parceiro sexual apenas. A partir do momento em que se inicia uma vida sexual, o corpo produz hormônios que antes não existiam e isto faz com que, ainda que não tenham um parceiro fixo, seja necessário um controle da saúde da mulher.

Prevenção

O exame de prevenção, ou papa-nicolau como também é conhecido, é um exame que examina o útero das mulheres a fim de descartar a possibilidade do HPV. o HPV é uma doença que acomete várias mulheres, até mesmo as que nunca tenham tido uma relação sexual. A evolução desta doença, pode causar entre as mulheres, o temido câncer de colo do útero. Por este motivo, é muito importante realizar o exame de prevenção regularmente. O exame é feito apenas uma vez ao ano, o que não torna difícil sua execução.

Exame das mamas

O exame das mamas é talvez o mais simples exame que uma mulher costuma fazer durante toda a vida. Contando apenas com o toque, este exame pode ser feito em casa e, se apresentar alterações, deve ser consultado um profissional da área (ginecologista). Este exame pode ser feito diversas vezes ao ano, devido à sua facilidade de ser feito, porém, o recomendado é que se faça de seis em seis meses.

A saúde da mulher é algo que deve ser controlado semestralmente, com a visita a um/uma ginecologista. Lembre-se de que ir ao médico nao é indício de doenças, mas sim, cuidados com a saúde. Portanto, vá regularmente ao ginecologista e mantenha seus exames em dia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *