Dieta para Combater o Cansaço em Mulheres

Muitas vezes cansaço excessivo indica que algo não vai bem com a saúde e uma simples mudança no cardápio pode ajudar a renovar as energias.

mulher cansada também fica irritada, impaciente e sofre de falta de energia. “O cansaço para elas costuma ser mais cruel do que para o homem. O sexo masculino percebe melhor seu limite, e para. Já a mulher não quer admitir que não dá conta de algo e vai além dos seus limites”, diz a psicóloga Ana Maria Rossi.

O resultado é um desequilíbrio emocional: fica mais sensível, com episódios de choro, aparentemente sem motivo. “Pode ainda ocorrer alterações no ciclo menstrual”, acrescenta o clínico José Gois. Ele pode tornar-se mais longo ou mais curto, depende da mulher.

O QUE COLOCAR NO PRATO

CARBOIDRATOS INTEGRAIS: é o principal combustível usado pelas células no processo respiratório a partir do qual se obtém energia para ser gasta no trabalho celular.

GENGIBRE: é uma raiz que estimula o sistema nervoso central, responsável pela sensação de disposição. Além disso, é termogênico, ou seja, auxilia na queima de energia e auxilia no emagrecimento.

PEIXES E FRUTOS DO MAR: atuam nas células desgastadas e melhoram a comunicação entre os neurônios (eles são fontes de zinco e selênio).

LINHAÇA: rica em ômega 3, a oleaginosa auxilia na oxigenação do cérebro e dos músculos.

CARDÁPIO

A nutricionista Alline Cristina Schüncke preparou um cardápio de 1.800 kcal para reduzir a fadiga:

Café da manhã: 1 copo de suco detox (couve, abacaxi, linhaça, gengibre, suco de limão com água de coco) ou 3 biscoitos doces integrais, 1 xícara de café com leite, 1 cacho de uvas

Lanche: 1 fruta

Almoço: 3 colheres (sopa) de arroz integral, 1 prato pequeno de salada de brócolis com rúcula, 1 filé de salmão grelhado com legumes e champignon ou 3 colheres de sopa de macarrão integral, 1 prato pequeno de salada de alface-americana com palmito, 3 almôndegas ao molho

Lanche: 2 cookies integrais de castanhas, 1 xícara de chá de gengibre com limão ou 1 pote de salada de frutas com 1 colher (sopa) de linhaça

Jantar: 1 wrap de patê de atum com alface-americana e cenoura ralada, suco de melancia ou seleta de legumes (brócolis, cenoura, couve-flor, tomate e pimentões) no vapor temperados com gengibre, 3 colheres (servir) de carne ao molho shoyu

Fonte: Revista VivaSaúde – Edição 131

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *