Fondue light

Quem gosta de saborear fondue nesse friozinho de inverno? Todo mundo! Mas o grande problema é que as receitas tradicionais costumam ser muito calóricas. Mas será que dá para preparar versões light? Sim! Veja aqui dicas muito bacanas da nutricionista funcional Luciana Harfenist, diretora comercial da Funcionali Cursos e Eventos em Nutrição, do Rio de Janeiro.

Fondue de queijo light
Experimente usar queijos menos gordurosos, como as versões light de requeijão, cream cheese, queijo prato, maionese e até creme de leite. Você pode incluir também leite desnatado ou leite de arroz e uma colher de sobremesa de amido de milho. Para completar, use temperinhos do seu gosto.

Na hora de escolher o pão, prefira o integral light cortado em quadradinhos, torrado e  preparado com ervas e flor de sal. “Ele não é menos calórico que os outros pães, mas como tem muitas fibras, garante saciedade e, por isso, você ficará satisfeita mais rapidamente”, explica a especialista.

Fondue de carne light
A carne ideal para preparar fondue é o filé-mignon, pois é magra e macia. Você pode temperá-la com alho, sal, cebola e ervas desidratadas (como manjericão e orégano).

Quanto aos molhos, a dica da nutricionista é preparar potinhos com maionese light, requeijão light, catchup light, mostarda e pastas feitas com grão de bico, berinjela, ricota, alho assado e tomate com ervas.

 

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Fondue de chocolate light
“Uma boa dica é misturar chocolate meio amargo (ou amargo) com a versão ao leite. Assim a mistura fica menos calórica do que as receitas tradicionais”, sugere Luciana. Para quem tem alergia a essa gostosura, pode usar cacau em pó. Os diabéticos podem consumir o diet.

Na receita utilize creme de leite light. As opções com leite de soja não são indicadas porque não dão uma boa consistência ao fondue.

Para mergulhar no creme de chocolate, nada melhor do que frutinhas, como kiwi, uva, morango, maçã, pera, mamão, abacaxi e banana. Evite aqueles docinhos calóricos, como suspiros e balas.