Invista no chá

Quando chega o inverno, devido às baixas temperaturas, nosso corpo sente a necessidade de  consumir mais calorias para manter a temperatura corporal no nível normal. Como a forma mais comum de aumento da temperatura corporal é através da alimentação, acabamos comendo mais do que devemos.

Para evitar que exageremos no consumo de alimentos durante o inverno a fim de compensar a diminuição da temperatura corporal, podemos utilizar um artifício muito conhecido pela cultura oriental: beber chá. Existem diversos tipos de chás e além de serem bebidas saborosas, contêm muitas propriedades.

Chá para esquentar

Por ser feito com a temperatura da água elevada, o chá aumenta a temperatura corpora no momento em que é tomado, causando a sensação de “calor”. É por este motivo que você sente calor quando toma uma xícara de chá e está debaixo das cobertas.

Chá para acalmar

Dentre os diversos tipos de chás, existem os que possuem propriedades calmantes. Este tipo de chá é indicado para quem quer ter uma noite de sono tranquila e ajuda a reduzir a ansiedade, se consumido regularmente. Dentre os chás que possuem esta propriedade estão os chás de camomila, erva cidreira e hortelã.

Chá para acordar

Se você é do tipo que precisa de uma dose de energia para começar o dia ou se manter na rotina, os chás mais indicados são os que contêm cafeína em sua composição. Muitas pessoas utilizam os chás termogênicos como substitutos do café. Apesar de conter mais cafeína, a coloração do café causa amarelamento nos dentes, o que não ocorre com alguns tipos de chás que contêm cafeína. Chás como o chá verde, o preto e de hibisco são termogênicos, ou seja, aceleram o metabolismo se consumidos regularmente.

Incremente seu chá

Além da receita tradicional de colocar a folha em infusão, você pode adicionar ingredientes em seu chá. Um chá de limão, por exemplo, fica ótimo com uma rodela de gengibre. Um chá de gengibre combina com o sumo de uma rodela de abacaxi. Tente a combinação mais prazerosa para seu paladar e bom proveito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline