Métodos naturais para aumentar a imunidade

Fortalecer o sistema imunológico, ficar mais resistente às doenças, e nos recuperar mais rapidamente, é o que todos nós queremos. Vamos ver quais são os métodos naturais para aumentar nossa imunidade. Será possível?

Imunidade

sistema imunológico é composto por células e anticorpos que defendem o nosso organismo de agentes infecciosos (microorganismos), invasores e patogênicos. Quando estas células estão em bom número dizemos que estamos com a imunidade alta.

Métodos naturais

Quando pensamos em métodos naturais para aumentar a imunidade, a primeira coisa que nos ocorre é alimentação. De fato, ter uma alimentação saudável, rica em nutrientes, vitaminas, minerais e antioxidantes, faz muita diferença. Vamos ver quais são as outras soluções naturais que podem nos ajudar a ficar mais fortes e resistentes!

Desintoxicar e fortalecer a flora intestinal

Ainda é sobre alimentação, mas o enfoque é outro. Estudos apontam que um organismo livre de toxinas, e com um sistema digestivo eficiente, nos deixa com a imunidade alta. Para tanto, é eficaz investir em alimentos integrais (sementes e castanhas), legumes (inhame), frutas cítricas ricas em fibras, e probióticos como leite fermentado, iogurtes, cogumelos, tofu, etc., além de muita água.

Extrato de própolis e equinácea purpúrea

Dentre as muitas propriedades e benefícios que o consumo do extrato de própolis nos dá, está sua grande capacidade de aumentar nossa imunidade, assim como a equinácea purpúrea, planta de uso fitoterápico para a mesma finalidade.

Atividade física

Praticar, no mínimo, 30 minutos de atividade física diária é capaz de fortalecer nosso sistema de defesa. Mas atenção, o exagero pode ter efeito contrário.

Sono

8 horas de sono de qualidade e reparador aumentam nossaimunidade consideravelmente. Esse número é uma referência que parece atender as necessidades da maioria das pessoas, mas pode variar para mais ou para menos, conforme as necessidades individuais.

Chás

Chás de cidreira, erva-doce e alecrim, nos deixam mais resistentes às doenças.

Óleos essenciais

aromaterapia nos traz benefícios em 3 níveis: físico, mental e emocional. Os óleos essenciais de pinho siberiano, bergamota, alecrim, tea tree e tomilho, dentre outros, têm efeito sobre o sistemaimunológico. Podem ser usados como aromatizadores de ambientes, inalações, escalda pés, banhos de imersão, etc. Uma terapeuta pode auxiliá-la a tirar melhor proveito deles.

Acupuntura

acupuntura provoca várias respostas biológicas através do estímulo de determinados pontos chamados de pontos de acupuntura. Essas respostas vão desde analgesia, relaxamento muscular até ativação e fortalecimento do nosso sistema de defesa, entre outras. Procure um profissional habilitado!

Não podemos nos esquecer que o fator emocional conta bastante. Combater o estresse, manter uma postura positiva diante da vida e cultivar a alegria, pode melhorar, e muito, nossa saúde em todos os níveis.

Fonte: Lar-natural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *