Musculação, Beleza ou Saúde?

Em um mundo de dietas e práticas saudáveis, ouve-se cada vez mais falar da importância da musculação para o ser humano. Porém, ainda existe o mito de que a musculação é apenas para manter o corpo bonito e que se o seu objetivo é apenas ficar saudável, você não precisa realizar tal atividade.

Muitas pessoas afirmam que para estar saudável, basta exercer qualquer tipo de atividade física diariamente (ou três vezes na semana, ao menos). Porém, quando analisamos a quantidade de exercícios físicos disponíveis, vemos que a musculação é apenas mais um deles.

Você pode caminhar, correr, jogar tênis, nadar, praticar hipismo, dançar, entre outras várias atividades físicas que servem para o mesmo propósito: manter o corpo em movimento e assim acabar com o sedentarismo. Porém, a musculação possui propriedades, como atividade física, que não estão presentes em outros exercícios, o que a torna muito importante.

Mas, você sabe exatamente para que serve a musculação?

A musculação serve para, dentre outras utilidades:

  • Aumentar a resistência física
  • Aumentar o gasto calórico pelos músculos ao realizarem atividades comuns
  • Diminuir a frequência cardíaca
  • Proteger a estrutura óssea com o aumento muscular

Apesar de todos os fatos citados acima, algumas pessoas ainda sentem dúvida e se perguntam se musculação é apenas para beleza ou se pode ser considerada um cuidado com a saúde.

Pense em todas as opções mostradas acima! Agora pense em quantos reais você gasta (ou gastaria se tivesse um) com um plano de saúde. Após analisar o preço de uma mensalidade de uma academia de nível médio, pense em quantos reais a mais você gastará com remédios no futuro para controlar doenças como colesterol alto, diabetes, osteoporose. Viu que musculação é uma questão de saúde e não apenas de beleza?

Então, quando alguém te disser que algum exercício físico é apenas para fins de estética ou pior, quando te disserem que uma academia é algo caro de se manter, pense em quanto de dinheiro a mais você gastará com médicos, remédios e possíveis cirurgias pois quis evitar “pagar caro” pra cuidar da sua saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline