O leite e seus benefícios

Quando nascemos, somos alimentados com o leite materno e a recomendação é que nossa alimentação seja composta apenas por ele pelo menos até completarmos seis meses de vida. Mas, e depois que crescemos? Devemos parar de beber leite? A resposta é não!

Consumir leite é recomendado e benéfico em todos os estágios da vida pois ele auxilia na resistência óssea, no sistema imunológico, na prevenção de doenças como problemas respiratórios, cárie, hipertensão e principalmente a osteoporose.

Em sua constituição, encontramos as vitaminas A, B12 e D. Nele há também cálcio, fósforo, selênio, magnésio, proteína, hidratos de carbono zinco e riboflavina. Estes nutrientes e vitaminas são os responsáveis pela prevenção de diversas doenças e auxiliam o nosso organismo permitindo seu bom funcionamento.

Cálcio

Excelente na proteção do corpo. O cálcio atua de modo a proteger o corpo da perda óssea. Além disso, ele previne: câncer, enxaqueca, obesidade em crianças e a TPM.

Vitamina D

Muito importante também na manutenção do tecido ósseo, esta vitamina também atua de modo a prevenir doenças autoimunes pois representa importante papel no sistema imunológico. A maneira mais fácil de consumir a vitamina D é tomando banhos de sol porém, o leite pode ajudar para que a exposição ao sol seja menor para se conseguir a quantidade necessária da vitamina D.

Vitamina A

Importante para o ciclo visual do nosso organismo, a falta de vitamina A pode causar a doença chamada de “cegueira noturna”, doença que é responsável pela perda da capacidade de reconhecer objetos em ambientes com pouca iluminação.

O consumo de leite mesmo na fase adulta é muito importante pois evita doenças como a osteoporose, evitando o uso de medicamentos ao se adquirir a terceira idade. Para evitar o consumo excessivo de gordura, pode-se optar por consumir as versões semidesnatada ou desnatada do leite.

Uma boa dica de consumo do leite para quem não acha o sabor agradável é misturá-lo ao café ou batê-lo com frutas, as chamadas vitaminas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline