Os benefícios da acelga

Se você só come acelga quando degusta um yakissoba, está mais do que na hora de saber quais são os benefícios desse vegetal, muito consumido no Japão e que muitos consideram um campeão de nutrientes e um verdadeiro remédio natural. Vamos juntos!

O que que a acelga tem

Fonte de vitamina A, C, E e K, biotina, potássio, cálcio, magnésio, ferro, zinco, luteína, quercetina e outros antioxidantes, fibras, betacaroteno, ácido oxálico entre outros.

É uma abundância de nutrientes em pouquíssimas calorias (1 xícara de acelga cozida tem apenas 35 calorias). Vamos ver na prática do consumo, quais os benefícios para a nossa saúde!

Os benefícios da acelga

O consumo da acelga, graças à sua gama de nutrientes, fortalece os ossos, dentes e cabelo, promove a saúde dos olhos, aumenta a imunidade, estimula a produção de colágeno e melhora a absorção de ferro pelo organismo, combatendo a anemia.

Os benefícios continuam: regula a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue, previne doenças cardiovasculares e aterosclerose, tem ação anti-inflamatória, reduz os danos do cigarro e ajuda a controlar os danos cerebrais, como os que acontecem no mal de Alzheimer, assim como câimbras, espasmos musculares, fadiga e até enxaqueca.

O consumo

A acelga pode ser comida crua, cozida, em conserva, em tortas, sopas, sucos e chá. No entanto, o ácido oxálico presente na própria verdura pode dificultar a absorção de todos os seusnutrientes, por isso coma preferencialmente cozida e só eventualmente crua. Ela deve ser conservada em saco plástico na geladeira por até 7 dias, ou enquanto as folhas estiverem visivelmente saudáveis.

Chá de acelga

Ingredientes: 50 gramas de acelga e 1 litro de água.

Modo de fazer: Ferva a acelga na água por 15 minutos, coe e já está pronto para o consumo. Pode ser tomado aos poucos durante o dia.

E então, ficou surpresa com tantos benefícios? Que tal incrementar sua dieta com esse vegetal pra lá de saudável?

 

Fonte: http://lar-natural.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *