Ovo e seus benefícios

Uma das matérias mais polêmicas que circula no mundo científico é sobre o ovo. A cada ano coloca-se em questão sobre a capacidade que o ovo tem de ajudar ou atrapalhar nosso organismo em algum ponto. Mas você sabia que o ovo possui muitos benefícios? Este alimento tão versátil e saboroso pode auxiliar em vários aspectos.

Bom para os olhos

O consumo de 1 ovo por dia garante o bom funcionamento da região ocular e evita sua degeneração, graças à luteína e à zeaxantina, que estão presentes em sua composição. Um estudo concluiu ainda que o consumo regular de 1 ovo por dia previne o surgimento da catarata, também por causa destas substâncias.

Vitamina D

Uma das maiores dificuldades do mundo moderno é tomar sol. Em um mundo onde se sai de casa quando o dia está escuro e a volta para casa acontece à noite, acabamos não dedicando tempo para tratar nosso corpo e tomar sol está entre as atividades mais importantes, mas menos feitas. O ato de tomar sol garante ao nosso corpo a absorção da vitamina D, importante para a manutenção dos nossos ossos e dentes. No ovo, esta vitamina está presente também e por isso devemos consumí-lo com frequência.

Colina!

Outra substância presente no ovo que auxilia nosso organismo é a colina. A colina é uma substância importante para o cérebro. Ela ajuda no sistema nervoso e também no sistema cardiovascular.

Colesterol

Apesar de todo o mito que envolve o consumo de ovo, consumir regularmente pequenas quantidades, não afeta o colesterol como muitos ensinam. O consumo de ovo em excesso é capaz de alterar os índices de colesterol, mas quando dizemos excesso, queremos dizer várias porções por dia, como esportistas fazem a fim de aumentar o ganho de massa muscular.

 

O ovo é um excelente alimento, sendo inclusive, ótima opção para quem não gosta de consumir carne constantemente. Mas atenção, cuidado ao consumir ovo em excesso pela quantidade de calorias, nenhum exagero é bom para nosso corpo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *