Perda de peso e saúde do cólon

Muito popular entre os entusiastas da saúde natural, a desintoxicação periódica do cólon é necessária para reduzir os riscos de doença pelo acúmulo de toxinas, parasitas e bactérias na região. A limpeza do cólon está diretamente ligada à perda de peso, o que surpreende muitas pessoas que buscam emagrecer e ter uma silhueta bonita e saudável.

Eliminar toxinas e garantir o bom funcionamento do organismo é fundamental para desinchar o corpo, garantir a absorção dos nutrientes e vitaminas certas e até mesmo para a mobilidade do organismo em exercícios e na rotina diária.

Como funciona a desintoxicação por Enema

A limpeza do cólon não é um procedimento novo. Já foi relatada entre os antigos egípcios, na China antiga e em diversas outras culturas. Apesar de não haver comprovações por parte da medicina moderna e ocidental, é muito indicada entre os praticantes de medicina alternativa.

enema

O procedimento é realizado por especialistas em clínicas e consultórios em todo o Brasil, sendo mais comum entre outros países, como os Estados Unidos. A limpeza do cólon é feita de forma física, também conhecida como a irrigação do cólon ou hidroterapia do cólon. Através de um aparelho, que injeta água para o cólon, uma ação conhecida como enema, faz com que o cólon se torne mais leve, eliminando detritos e toxinas nocivas. Perder-se peso por esta eliminação, mas não necessariamente pela perda de gordura. Este é apenas um procedimento que auxilia no emagrecimento de forma indireta.

Saúde do cólon e alimentação

A saúde do cólon também pode ser garantida pelo consumo de suplementos de ervas – estes sim são amplamente aprovados como benéficos para a saúde do cólon e perda de peso. Uma dica importante é aumentar o consumo de fibras na alimentação diária pode promover tanto a saúde do cólon e perda de peso complemento, bem como proporcionar outros benefícios de saúde.

Perda de peso

Não há evidências de que a limpeza do cólon pode melhorar a perda de peso. Contudo, especialistas garantem que o armazenamento de gordura nas células adiposas pode ser invertido com o consumo de alimentos probióticos para estimular o crescimento de bactérias benéficas no cólon.

Desta forma, o bom funcionamento das atividades das bactérias do intestino influencia o peso corporal, bem como na perda deste, além de contribuir para a absorção de nutrientes. Para isso, além da limpeza mecânica e da ingestão de alimentos fibrosos e saudáveis, é indicado que se consuma menos calorias e gorduras.

Cuidados

Sabe-se que a limpeza excessiva do cólon pode interferir com a absorção de nutrientes, bem como alterar as colônias benéficas – o mesmo ocorre pelo uso excessivo de laxantes e similares. É importante lembrar também que a utilização frequente de enemas também está associada a um risco aumentado de doença cardíaca e desidratação, devido à depleção de sais e de eletrólitos.

Suplementos e ervas que possuem a função de limpar de dentro para fora a região deve, ser indicadas por um médico ou nutricionista e seus efeitos devem ser acompanhados, a fim de evitar alergias e outros problemas. A limpeza mecânica do cólon deve ser evitada se você tem um histórico de doença renal ou cardíaca, colite ulcerativa ou doença de Crohn.

Cuidar da saúde do cólon é fundamental, mas deve ser feito com parcimônia. Uma boa alimentação, bons hábitos de saúde, hidratação e exercícios, além de contribuir para a saúde do cólon, ajuda a emagrecer de forma natural e progressiva. Crie uma rotina de bons hábitos que o seu corpo se modificará em pouco tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline