Programa para você aprender a correr

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas pessoas que não gostam de praticar exercícios físicos, mas que querem começar, é não saberem exatamente por onde começar.

Pensando nisso, reunimos um programa para você aprender a correr.

Mas antes, vamos falar sobre alguns benefícios da corrida. São eles:

  • Melhora a circulação sanguínea
  • Melhora o sono
  • Melhora a disposição física
  • Gasta calorias
  • Ajuda no combate à ansiedade
  • Auxilia no combate à depressão

É incrível como uma atividade tão barata e simples pode trazer tantos benefícios, não é mesmo? E nem citamos todos eles, apenas alguns.

Para começar a correr é muito simples. Você deve ir quebrando aos poucos as barreiras do seu corpo.

Como quebrar as barreiras do meu próprio corpo?

Vá aos poucos. Comece devagar. Você já ouviu aquele ditado “De grão em grão, a galinha enche o papo”? Pois é isso mesmo, comece  de onde você consegue e vá progredindo à medida em que conseguir.

Antes da corrida, a caminhada

Se você tem uma vida sedentária, a melhor opção, antes de começar a correr, é começar a caminhar. Como seu corpo não está acostumado com atividades físicas, é necessário começar com algo leve, para que ele se acostume a sair do sedentarismo e passe a encarar a atividade física como atividade rotineira. Comece com 30 minutos por dia em que sair para caminhar, já está de bom tamanho.

Aumentando o ritmo

Após passar algum período caminhando, se arrisque. Nosso corpo precisa de desafios para se sentir estimulado e é isso que devemos fornecer a ele. Se você já consegue caminhar todo o percurso durante os 30 minutos e sente que a atividade está ficando mais leve do que era no começo, aumente o ritmo até que você sinta que tem que se esforçar para continuar realizando aquela atividade.

Alguns trotes

Após estar caminhando já em ritmo rápido, é hora de tomar coragem para dar alguns trotes. Trotes são aquelas corridas leves que você vê, sendo realizadas pelas pessoas na rua. Alterne a caminhada com os trotes e comece com um baixo período de tempo. Comece correndo 30 segundos e alternando com caminhadas de 2 minutos. Quando sentir que seu corpo está pedindo mais, aumente o tempo da corrida e diminua o de caminhada. Repita este processo té que consiga correr o tempo que deseja.

Mas, atenção! Lembre-se de procurar um profissional especializado antes de iniciar qualquer atividade física.

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