Dicas para estudar melhor

Quantas vezes você já se sentou para estudar aquele conteúdo importante, mas não teve concentração ou foco? Quantas vezes você perdeu uma tarde inteira que deveria ter sido dedicada aos estudos e depois ficou em meio a prazos apertados e falta de organização?

Estudar não é fácil e, para a maioria, é uma tarefa nada prazerosa. E é exatamente por este motivo que devemos nos esforçar para que as adversidades e nós mesmos não nos atrapalhemos durante os estudos. Para conseguir estudar da maneira correta, ou seja, com rendimento e produtividade, você deve se atentar para alguns passos.

Planejamento de horário

Faça um planejamento de coisas que você deve fazer no seu tempo livre. Existem tarefas que você não poderá deixar de fazer, como arrumar a casa por exemplo. Já outras, podem ser adiadas, como marcar um almoço com sua irmã ou visitar sua avó. Você sabe bem o que deve ser feito, então, faça um planejamento para verificar quanto tempo terá livre para estudar.

Horário fixo

Se você determinou que sua tarde de sábado seria dedicada aos estudos, dedique-se a isso. Coloque em sua mesa de estudos apenas os livros de que vai precisar, o caderno e materiais escolares para anotações. Quanto menos objetos em sua mesa de estudos, menor será a probabilidade de se perder o foco.

Isolamento social

Durante o tempo em que você se propôs a estudar, faça somente aquilo. Desligue seu telefone, não ligue (ou desligue) o computador e nem pense em deixar a tv ou rádio ligados. Se não puder deixar o telefone desligado, coloque-o no modo silencioso sem alerta de vibração. Quanto mais distrações, maior será a vontade de se desviar do seu foco e isto deve ser evitado.

Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje

Se você terá dois dias para estudar um conteúdo, estude-o o mais rápido possível. Quando falamos mais rápido, nos referimos a não deixar para depois. Infelizmente não temos como prever o que irá acontecer em nossas vidas e pode ser que, ao deixar para estudar no dia seguinte, aconteça algum imprevisto. Portanto, estude já!

Se não entendeu, repita!

Independente do tempo que levar, se não entender um conteúdo, leia novamente. O foco é o aprendizado e ler apenas para dizer que você fez seu papel só servirá para duas coisas: tomar seu tempo e te deixar frustrado.

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline